Ofereceram-me uma iogurteira deveras original. Na realidade é apenas uma caixa de papelão forrada a papel de alumínio e electrificada de forma a manter a temperatura interna para fazer iogurtes. E faz. E bem!!
Resolvi fazer uma busca na net sobre receitas de iogurtes (grego, o meu favorito
de momento) pelo menos aqui em Portugal está muito em voga, o que faz com que o preço seja deveras exagerado. A ideia de poder fazê-lo em casa de forma ecológica e económica, agrada-me. Os frascos de vidro necessários para fazer o iogurte reutilizados de compotas, são uma outra boa eco-ideia. A receita retirei deste site.
Receita de iogurte grego:
1l de leite do dia (meio gordo)
1 copo de iogurte natural
1/2 (medida do copo de iogurte) de leite em pó
1/2 pacote de natas
Amorne o leite e junte o iogurte, o leite em pó e as natas. Mexa bem e coloque em frascos de vidro tapados na iogurteira durante 24 horas no mínimo e no máximo 30. Quando o iogurte estiver formado, retire para uma peneira (com um pano branco) e deixe coar o soro durante cerca de 2h ou mais, dependendo da consistência que quiser obter. Se pretender evitar este passo, o iogurte está pronto para ser consumido. Ainda, se ficar a drenar mais de 4h poderá fazer queijo-creme.
Sem comentários:
Enviar um comentário
diga, que eu respondo.